A Importância da festa de aniversário.

A Importância da festa de aniversário.

Existem algumas fortes razões para se comemorar o aniversário das crianças. Esta é a idade em que mais gostamos e aproveitamos o fato de ter um dia especial só para a gente! E ter uma festinha onde os amigos vêm comemorar junto esse dia tão especial, é muito importante. Para as crianças, ter esse dia mágico é tão legal como as férias de verão ou uma visita a casa dos avós. E como elas também comparecem às festas dos seus amiguinhos, elas ficam também com a expectativa de poder comemorar o próprio aniversário, junto com eles.

Além disso, este é um momento para eles socializarem, brincarem, e fortalecer os laços com os amigos, que são etapas importantes no desenvolvimento infantil. Mas, talvez uma das razões mais interessantes para se comemorar o aniversário, venha de estudos de psicologia. Fazendo pesquisas com crianças de 2 a 5 anos, cientistas descobriram que para elas a festa é o sinônimo de ficar mais velhas. É pelo ritual da festa que elas entendem que agora entram em outra idade.

No experimento, crianças que por alguma razão não tiveram festas de aniversário, afirmaram continuar a ser um ano mais novas. Para elas, um presente grande ou uma viagem como presente de aniversário não é absorvido como uma progressão de idade, somente a festa tem este potencial simbólico de “fazer alguém ficar mais velho”. Da mesma forma, as crianças entendiam os adultos que não comemoram aniversário com bolo e amigos como adultos que não fazem aniversário, que não envelhecem.

Mães não reclamariam se na imaginação dos seus filhos elas ainda tivessem vinte e poucos aninhos, mas para facilitar o processo de compreensão da criança qualquer mãe daria uma festinha pra eles! E, segundo a compreensão dos pesquisadores, não é preciso muito: certos objetos que funcionem como símbolos da festa devem estar presente, por exemplo o bolo, o momento de soprar as velinhas, o parabéns pra você e é claro, os amiguinhos. Mas tirando isso, a criança quer é se divertir, e saber que agora está um aninho mais velha!